Pular para o conteúdo principal

DICAS: TIPOS DE CÂMERAS

Olá, hoje vim falar sobre os tipos de câmeras.
Se você quer comprar uma, mas está na duvida de qual quer comprar, veja este post!

CLIQUE EM "READ MORE" PARA LER A POSTAGEM COMPLETA



  • Compactas
     
Uma câmera compacta, também chamada câmera aponte-e-dispare, é uma câmera fotográfica desenvolvida para operação simples. Ela possui lente fixa com foco automático ou modos de foco e exposição pré-definidos.
Diferentemente das câmeras SLR, onde a imagem do visor é idêntica àquela que passa através da lente primária até o filme ou sensor, as câmeras compactas possuem um visor paralelo, onde a imagem vista pelo fotógrafo, não é a mesma.

  • Prosumer

Dentre as características mais notáveis das câmeras digitais compactas voltadas para usuários prosumers - ou simplesmente câmeras digitais prosumers - está o sensor e as suas dimensões: ao invés de adotar as dimensões minimalista, tal como encontramos nas tradicionais compactas e na maioria das modelos ultra-zoom, as câmeras prosumers normalmente utiliza sensores maiores. Embora as diferenças dimensionais não sejam tão grandes assim, são suficientes para a produção de fotos com melhor qualidade geral (ainda que sejam câmeras compactas). geralmente adotam sensores na ordem de 1/1.6", 1/1.7" ou 1/1.8", em contraste aos sensores de 1/2.5" padrão.
Outro grande atrativo das câmeras prosumers está na abertura adotada por alguns modelos: por exemplo, o valor de F=2.0 permite uma maior flexibilidade em situações onde a iluminação não é a das mais adequadas. Combinando a grande abertura com o uso de uma sensibilidade ISO moderada (200, 400 ou até mesmo maior) e um bom tempo de exposição (suficiente para "compensar" as tremidas de mãos), as fotos sairão firmes, claras e com boa nitidez, além de terem a incidência de ruídos reduzidas.

  • DSLR

DSLR é a sigla em inglês para digital single-lens reflex, que em uma tradução livre seria "câmera digital de reflexo por uma lente". Isso quer dizer que a DSLR é a versão digital para as antigas câmeras de filme SLR, em que a luz passa apenas pela lente antes de chegar no sensor — ou no filme, no caso das câmeras tradicionais.
Isso tudo fica muito complicado em linguagem técnica, mas em tese a única diferença de uma câmera DSLR para uma câmera digital compacta (as câmeras digitais comuns) é o seu funcionamento. Ao invés da imagem ser capturada por um sensor e assim ser reproduzida numa tela de LCD atrás da câmera, a imagem é refletida por um espelho direto para um visor. Na hora de tirar a foto, esse espelho se recolhe e o sensor captura a imagem.
Embora algumas DSLR já possuam live preview, isto é, ver a imagem que vai ser fotografada no visor de LCD que fica atrás da câmera, boa parte dos profissionais prefere ver pelo visor ótico — aquele buraco pequenininho em cima da câmera. Isso porque o visor mostra exatamente as condições de luz e o que a lente captou. Outra vantagem é não ter lag de imagem — o que você vê está acontecendo na velocidade da luz e não no tempo de processamento da sua câmera. Isso também causa menos cansaço nos olhos, já que você não vai precisar ficar olhando uma tela que emite luz. Mas não precisa se preocupar: embora algumas não tenham o live preview, todas as DSLR permitem que você veja como ficou a imagem depois, como numa digital comum.
No geral, a bateria dura muito mais, já que o visor LCD não fica ligado o tempo todo. Além disso, muitas delas possibilitam o encaixe de um grip que prolonga o tempo da bateria.
Um ponto que é definitivo para quem vai tirar fotos de coisas em movimento é a velocidade de disparo. A DSLR é muito mais rápida que uma câmera comum. As mais velozes conseguem soltar dez cliques em apenas um segundo. Ótimo para garantir um bom shot.
A DSLR é uma compra para a vida toda, podemos dizer assim. Mesmo que você não vá manter a sua para sempre, elas perdem o valor bem menos rapidamente — ao contrário das digitais compactas. Ou seja, se você a mantiver com cuidado, dá para vender depois e ainda conseguir uma boa grana por ela.


Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!


Comentários

  1. Adorei as dicas, confesso que não sabia a diferença de uma para a outra, agora sei. RSRS


    itglosss.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário